terça-feira, abril 14, 2009

PASCOA - RESSURREIÇÃO DE JESUS

Missa de Páscoa: É a maior solenidade do ano. Até o século XI, era só nesse dia que os simples padres podiam cantar solenemente o Glória a Deus nas alturas. Nesse momento do canto do Glória, como ainda hoje, novamente os sinos e o órgão irrompiam numa grande explosão de alegria. Cristo venceu a morte, também para nós existe a tranquila garantia de vida e esperança.
No início do cristianismo, como a Celebração Pascal celebrada no Sábado Santo durava até a madrugada não existia uma liturgia própria para o Domingo. Somente após a reforma de 1955 foi que o Domingo de Páscoa passou a ter um caráter verdadeiro. Em uma celebração muito alegre, a comunidade se reúne para exaltar Jesus Cristo que venceu as barreiras da Morte e convida todos a Ressurreição
A PÁSCOA DOS CRISTÃOS Jesus veio para nos LIBERTAR DE TODO TIPO DE ESCRAVIÃO. Jesus nos quer livres e libertando os outros de todo tipo de mal: doença, dor, fome, ignorância, falta de roupa, moradia, egoísmo, pecado. Jesus quer que vivamos a aliança definitiva o amor ao próximo. Para nos ajudar a vivermos como cristãos verdadeiros no dia-a-dia dentro de casa, na escola, no trabalho, Jesus quer que participemos da refeição pascal: A MISSA. Nela Ele mesmo nos alimenta e nos fortalece com a sua palavra, na Bíblia, no Pão e vinho Consagrados, na amizade dos cristãos. Participando da Missa, que é nossa Páscoa Semanal, nos tornamos cada vez mais preparados para fazer o mundo melhor. Podemos dizer que o cristão vive a Páscoa quando: Liberta o homem da escravidão do homem sobre o homem Se liberta do pecado Liberta o homem das situações desumanas Liberta o homem da falta de sentido para a morte. Por isso quando dizemos Feliz Páscoa a alguém desejamos que todos passem da escravidão do pecado para a liberdade da vida cheia de amor, alcançando a felicidade com Jesus Ressuscitado, o libertador. Alguns símbolos da Páscoa do cristão: FRATERNIDADE: o cristão que de fato é verdadeiro, vive como irmão do outro na Aliança de Amizade, tratando-o em Cristo Jesus como irmão. COMUNIDADE: a Páscoa reúne os que vivem segundo Jesus Ressuscitado. Procurar construir comunidade em casa, na escola, no trabalho, é sinal de que vivemos dia a dia a Páscoa. LIBERTAÇÃO: Se Jesus libertou o cristão precisa libertar. É sinal de que vivemos a Páscoa. MISSA: Todos os domingos celebramos na Missa a Páscoa Ressurreição de Jesus. E não só aos domingos, pois toda Missa é Páscoa. Daí então a necessidade de vivermos a Missa em profundidade.